Normalmente essa perguntas nos levam à algumas outras: pessoal, financeiro, mercadológico e tantos outros.

Quanto o aspecto pessoal, você deve refletir o que está lhe motivando abrir uma empresa e se está disposto a enfrentar desafios, além da sua capacidade de perseverar.

Financeiramente, é importante simular a viabilidade, a necessidade de capital de giro, e a relação custo/benefício dessa ação de empreendedorismo.

A grande questão está no aspecto mercadológico, pois não terá sentido os demais aspectos se a empresa não houver capacidade de criar uma relação com os clientes. Essa relação deverá estimular os potenciais clientes de consumir os produtos e serviços da sua empresa. Gerar experiências…

Para isso, faz necessário estudar e conhecer o perfil dos potenciais clientes, do mercado, do perímetro e o período do ano em que mais seu produto e serviços são consumidos. Essas informações poderão contribuir para definir e planejar o melhor período de abrir a empresa.

Essa escolha irá contribuir a ampliar ou reduzir a necessidade de capital de giro para viabilizar a empresa, além de facilitar a capacidade de captar uma carteira de clientes que dará vida à empresa.

Diante disso reflita:

  • O que estimula as pessoas consumirem seus produto e serviços?
    • Qual o perfil dos potenciais clientes, como por exemplo: Idade, gênero, estilo de vida, ambiente social que mais frequenta, renda, se estão presentes nas comunidades das mídias sociais?
    • Qual o período do ano, mês, semana que mais consomem esse tipo de produto e serviço?
    • Qual a quantidade e a periodicidade de consumo?
    • Quais os meios de comunicação e mídia digital mais utilizada?
    • Quais os potenciais produtos e serviços substitutos que concorrerão?
    • Qual a capacidade de compra os clientes precisarão ter?
    • O que faz os potenciais clientes escolher uma empresa da outra para se relacionar?

Essas reflexões ajudarão a identificar a janela de oportunidade mais propícia para de lançar sua empresa no mercado.

Não dê ouvidos aos tímidos e pessimistas, organize a ideia, planeje e execute com convicção de que está prestando um serviço ou vendendo uma mercadoria de qualidade.

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